segunda-feira, 27 de junho de 2011

Limitações existem?

     Já assistiu aquele filme Gattaca ? (Fã do discurso indireto livre)
     Para aqueles que nao assistiram, é um filme de ficção cientifica no qual as pessoas são ``montadas``antes de nascer, com as melhores características possiveis a partir da genética. Isso cria uma estratificação social, por que aqueles que nascem  normalmente, sofrem preconceitos na hora de arranjar trabalho entre outras. Para resumir, o protagonista nascido normalmente, consegue se passar por alguem que nasceu ``montado`` se esforçando muito e comprando a identidade de um ```montado`` invalido.
     Esse filme me fez pensar, existem limites??
     O personagem excede todos os limites através da força de vontade, o que é possivel. Sempre é possivel estudar mais, sempre é possivel malhar mais, correr mais, entre outras diversas coisas. Então os limites que impomos a nós mesmos são apenas justificativas para que nosso ego suporte nossas frustrações? (TESE 1)
     Ou então realmente existe limites, chega um momento que nao importa o esforço que façamos não há como superar o ponto que chegamos. (TESE 2)
     O que mais ficou claro pra mim nessas duas teses e no filme, é que o único limite que com certeza existe, não é aquele imposto por nós, e sim aquele que nos é imposto por aqueles que possuem mais controle do que nós, que devido a inexsitência de onipotência humana, sempre existe alguem assim.
    Concluo afirmando que sou a favor da primeira tese, tendo em vista que estamos sempre mudando em busca da evolução que ao meu ver nunca se estagna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário